Primeiramente o filtro de areia é uma opção excelente para quem procura manter a piscina limpa.
A areia é um agente que se encontra na natureza, tem uma grande capacidade de filtração de água. É sem dúvida a mais utilizada para a purificação da água das piscinas, quer sejam residenciais ou públicas.
O filtro de areia utiliza a areia natural como um agente de filtração, desta forma, prendem os detritos à medida que eles passam, por isso apenas a água limpa é bombeada para a piscina.
Sobretudo uma das grandes características destes filtros é que não têm peças de papel ou fibra que se danifiquem, o que faz com que durem muito mais tempo sem ser necessário trocar o filtro da piscina, por norma é necessário mudar o filtro de 2 em dois anos.
Nesse sentido o método de filtração permite a manutenção mais eficiente e rentável da água da piscina. Do mesmo modo oferecendo a melhor qualidade de água, livre de partículas de sujidade, tais como, insetos, folhas e outros.
Com os filtros de areia: a água suja absorvida pelos skimmers da piscina é introduzida na parte superior do tanque de areia.
No interior do filtro: a areia atua como um agente filtrante natural da água e retém toda a sujidade. Com uma excelente capacidade de filtração.
Por outro lado, no fundo do filtro há coletores que absorvem a água sem sujidade e a devolvem à piscina.
Instalar um filtro de areia nas piscinas:

Eventualmente para manter a água da piscina limpa, é necessário instalar um circuito fechado através do qual a água absorvida é canalizada. Primeiro através dos skimmers, esgotos ou limpadores hidráulicos de piscinas e depois são devolvidos à piscina através dos bicos de impulsão.
Bem como todo este sistema é controlado a partir de uma sala técnica onde está instalado o sistema de purificação de água (filtro, bomba).
O correto funcionamento deste sistema requer períodos de 4 horas por dia de circulação e purificação contínua da água. Para saber qual o filtro que a sua piscina necessita, é necessário conhecer o volume de água disponível: por exemplo, capacidade de filtração de 10 m3/h x 4 horas = 40 m3 piscina.
Diferentes tipos de areias:
Existem diferentes agentes filtrantes para carregar os filtros de areia para piscinas:
- Areia de sílex,
- Vidro filtrante ativo ou hidroantracite.
Assim sendo, todos são capazes de oferecer uma excelente filtração da água da sua piscina.
Sabia que é possível captar diferentes tipos de materiais pelo filtro de areia? Por exemplo objetos grandes a pequenos, como folhas, insetos, pedras, entre outros.
Quando devo trocar a areia do filtro?
Assim a retro lavagem regular, não é o suficiente para manter o filtro de areia a trabalhar de forma eficiente. Por vezes a areia do filtro precisa ser trocada, por norma, uma vez entre 1 a 3 anos.
– Para trocar a areia deve seguir estes passos:
– Fazer uma retrolavagem e desligar a bomba assim que terminar;
– Abra a válvula de pressão pela parte superior do filtro, desta forma, a pressão é libertada;
– Abrir a válvula de drenagem pela parte inferior do recipiente, assim consegue libertar a água que se encontra no interior;
Remova a parte superior do recipiente e retire a areia contida dentro do recipiente do filtro.
Se procura mais mais informações sobre Filtro de areia, entre em contacto com o Kiosque das Piscinas, onde encontra técnicos, para o ajudar a escolher!