Como acabar de vez com as algas na sua piscina

Como acabar de vez com as algas na sua piscina – o pesadelo da piscina verde

Quer saber um segredo? Os níveis de desinfetante típicos não são compatíveis para as algas de piscina. Num dia ensolarado, as algas fazem a fotossíntese e multiplicam-se rapidamente, transformando um problema microscópico em algo muito maior de um momento para o outro. Fique a saber como acabar com as algas na sua piscina.

O problema das algas não deve ser ignorado numa fase inicial, pois resultará numa perda de tempo e dinheiro para se livrar delas. Antes que esse incomodo fique fora de controlo, livre-se das algas da sua piscina com um procedimento especial de limpeza profunda. Em seguida, certifique-se de que ele nunca volte, usando medidas de prevenção inteligentes.

Tipos de algas de piscina

A tonalidade exata da sua água pode não ser tão óbvia, além disso, será turva, então pode ser difícil dizer que tipo de alga se fixou na sua piscina. Para ter certeza de que tipo de alga está na sua piscina – o que determinará como se livrará dela – verifique todos os pontos onde as algas estão a começar a crescer.

1- Algas verdes: Algas verdes flutuam na água, tornando-a turva e dando-lhe um tom esverdeado. Algas verdes pegajosas também se fixam nas paredes e no chão da piscina. A filtração deficiente e a falta de higienização adequada impulsionam o crescimento de algas verdes. Pode ser introduzido na sua piscina através de fatos de banho e brinquedos que tenham sido utilizados em corpos de água naturais que contenham algas.

2- Algas amarelas: se você vê uma espécie de pólen ou areia em um canto sombreado da sua piscina, provavelmente tem algas amarelas. Às vezes também são chamadas de algas castanhas ou mostarda. São resistentes ao cloro, o que o torna difícil de tratar.

3- Algas negras: esse agressor desagradável faz a sua própria comida, por isso cresce e cresce. Não só isso, as suas raízes cavam em superfícies de cimento, tornando difícil matar algas pretas. Ele vai crescer de volta rapidamente se o seu tratamento não for agressivo o suficiente para garantir que nenhuma raiz fique por perto.

Como faço para me livrar das algas na minha piscina rapidamente?

Como acabar de vez com as algas na sua piscina

O melhor método para limpar a água é o mesmo para os três tipos de algas, com apenas uma exceção.

1- Aspire a sua piscina manualmente

Os aspiradores de piscina automáticos ou robóticos não são adequados para limpar algas. Idealmente, aspire manualmente e diretamente para o lixo, ignorando o filtro e evitando a recirculação da água contaminada. Ao aspirar a piscina manualmente, preste atenção especial às áreas com algas.

2- Escove as paredes e o chão da sua piscina

Esfregar as algas das paredes da piscina permite que o desinfetante penetre mais fundo nas algas restantes. Ele também agita o sedimento que varreu para que ele possa ser morto e filtrado.

Usando uma escova de piscina dura num tubo telescópico, escove as paredes e o piso da sua piscina. Preste especial atenção aos cantos e áreas sombreadas, onde as algas costumam ser mais graves. Conforme avança, a sua água se tornará turva, obstruindo a sua visão, então pegue nos pontos difíceis primeiro.

3- Teste e equilibre a água 

Use as suas tiras de teste, kit digital ou kit líquido para testar a sua alcalinidade e pH. Equilibrar a química da água agora garante que o seu desinfetante será eficaz contra as algas. O pH alto ou a alcalinidade baixa inibem especialmente o choque da piscina. 

4- Dê um choque na sua piscina 

Tipos de algas mais resistentes requerem um tratamento mais agressivo, portanto, se a infeção for forte, você precisará de mais choque.

Siga as instruções da embalagem para determinar a dose para o tamanho da sua piscina e multiplique por dois, três ou quatro, dependendo do tipo de alga que você tem.

  1. As Algas verdes: choque x2
  2. Algas amarelas ou verdes escuras: choque x3
  3. Algas Pretas: Choque x4

Deve proceder ao tratamento ao entardecer ou à noite. Se utilizar durante o dia, o sol consumirá a maior parte do cloro antes de ter a chance de matar as algas. E coloque o seu equipamento de limpeza na parte rasa enquanto dá choque na sua piscina para que suas ferramentas também sejam higienizadas.

Astral Anti Algas Concentrado 5L – Astralpool

5- Filtrar as algas da piscina

Quando o seu tratamento de choque mata as algas, a sua água fica com um tom azul turvo. Execute o seu filtro continuamente por um mínimo de oito horas até que a água passe.

Você pode adicionar floculante para acelerar o processo. Certifique-se de verificar se precisa encher a água antes de ligar a bomba.

6- Teste a água da sua piscina novamente

Você pode usar os seus métodos de teste usuais para ter a certeza de que a química da água está equilibrada e que o nível de cloro voltou ao normal antes que alguém volte para a água.

7- Limpe o filtro da sua piscina

A última coisa que quer é um filtro cheio de partículas, enchendo lentamente a piscina com algas microscópicas que podem iniciar outro florescimento. Limpe profundamente o filtro ou simplesmente substitua-o.

Tiras analíticas Aquachek Cloro 4 em 1 + Shock

Como usar floculante para remover algas de piscina 

Se descobrir as algas na sua piscina logo no início, pode usar floculante para economizar um pouco de trabalho manual. Este aditivo liga-se às partículas de algas flutuantes, tornando mais fácil aspirá-las para fora da piscina.

Uso de algicida para acabar com as algas da piscina 

Pode estar a perguntar-se por que não lhe dissemos para usar um algicida para se livrar das algas na sua piscina. Embora alguns tipos de algicida de piscina possam matar algas, o produto é muito mais eficaz como medida preventiva. 

Depois de limpar e aplicar choque na sua piscina, espere o cloro cair abaixo de 5pm e, em seguida, adicione uma dose de algicida. Escove a sua piscina para soltar os últimos pedaços de algas que você não consegue ver. O algicida irá matá-lo para que possa ser filtrado.

ATENÇÃO: Piscinas de água salgada não são imunes a algas!

Mesmo se a sua química estiver boa e a sua manutenção for regular, ainda assim pode acabar por ter algas. Alta humidade e vento são apenas dois exemplos de fatores contribuintes que não poderia controlar, mesmo se tentasse. Mas é importante agir assim que notar algas na piscina porque elas podem crescer rapidamente, tornando-se mais difícil de erradicar a cada dia que passa sem tratamento.

O nosso conselho é: aja rápida e agressivamente para se livrar das algas e, em seguida, faça da aplicação de algicida uma parte de sua rotina regular de cuidados com a água para manter as algas longe para sempre.

Por último se ainda assim tem duvidas acerca de como acabar de vez com as algas na sua piscina, no Kiosque das Piscinas, encontra todas as respostas!

Conheça ainda o nosso artigo: Produtos indispensáveis para a limpeza da piscina?.

Bons banhos!

Produtos para a sua Piscina:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top